"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ladies and gentlemen, we are floating in space

















A vida de Duglas T Stewart confunde-se com a já longa carreira dos BMX Bandits, pois é ele o único elemento omnipresente numa das mais belas e negligenciadas histórias da pop escocesa e, por inerência, da indie-pop mundial. Noutros tempos, e de forma intermitente, já passaram pelo colectivo membros de outras eminências como Teenage Fanclub, The Soup Dragons, ou The Vaselines. Porém, tem sido Duglas, apesar de um percurso de vida por vezes errático, que tem protagonizado esta história de devoção e persistência.

Nos tempos mais recentes, a cantora Rachel Allison tem sido a única companhia constante, mas os velhos amigos têm estado sempre por perto para dar uma mãozinha. É o que acontece no novíssimo BMX Bandits In Space, que conta com a colaboração de Norman Blake (Teenage Fanclub), Sean Dickson e Jim McCulloch (ambos ex-Soup Dragons). Para assinalar a reunião daquela que será a formação mais emblemática dos BMX Bandits, Duglas não deixou os créditos por mãos alheias e logrou o seu disco mais ambicioso e, quiçá, mais conseguido. Em estilo semi-conceptual, ...In Space é uma espécie de ópera pop na qual um astronauta, à deriva no espaço, vai recordando e discorrendo sobre os amores de uma vida. Vindo de quem vem, suspeita-se que nas letras haja muito de autobiográfico. Com um começo a fazer lembrar os já insuportáveis devaneios "espaciais" de uns Flaming Lips, chegamos a temer o pior. Mas, logo ao segundo tema, percebemos que a verve pop de Duglas, e a sua meticulosa dedicação aos tempos áureos da canção, se encontram no ponto mais refinado. No seu todo, ...In Space é um festim para os sentidos, com cada tema a revelar novos pormenores a cada audição, como se cada som fizesse parte de um complexo e gigantesco puzzle.

 
"Listen To Some Music" [Elefant, 2012]

Sem comentários: